História de um conceito
(de Roxane Rojo)
Da enunciação aos letramentos críticos
Porque trabalhar com gêneros de discurso no ensino de línguas hoje?
Leitura/escrita no mundo contemporâneo
ü O mundo mudou muito nos últimos 15 anos
ü Novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs)
ü Globalização
ü A escola mudou muito nos últimos 50 anos
ü Alunado das classes populares
ü Professorado das classes populares
ü Letramentos múltiplos e difrenciados
ü Como trabalhar a leitura e a escrita para o mundo contemporâneo?
Objetos de ensino de Língua Portuguesa
Até 1970
• Textos modelares
• Língua:
• Gramática
• Norma
• Forma
1970-1990
• Língua:
• Gramática
• Norma
• Forma
• Textos:
• Leitura/escrita
• Tipos
a partir de 1990
• Texto/Discurso:
• Gêneros/Esferas
• Usos/Práticas
• Língua:
• Funcionando nos textos/discursos
Nenhum comentário:
Postar um comentário